Reconhecido pela sua durabilidade, eficiência e binário extremamente forte, os motores AGCO Power têm sido a fonte de alimentação dos tratores Valtra há mais de sessenta anos.
AS FUNCIONALIDADES AVANÇADAS DO MOTOR ASSEGURAM QUE OS TRATORES VALTRA SÃO FIÁVEIS E RESPEITAM A MAIS RECENTE NORMA RELATIVA A EMISSÕES, SEM NENHUM AUMENTO DOS CUSTOS OPERACIONAIS.
O sistema de SCR da Valtra é um sistema de pós-tratamento extremamente eficiente. A ureia e uma solução aquosa foram combinadas externamente com os gases de exaustão. Esta solução não é misturada com o combustível e é mantida num depósito adicional em separado.
Através da eliminação de emissões nocivas de óxido de azoto, é possível tornar a combustão mais eficiente com a tecnologia de quatro válvulas e pressões de injecção mais elevadas. Combustão eficiente significa também melhor consumo de combustível – até 10 por cento em relação aos motores anteriores. A tecnologia SCR utilizada pela Valtra combina um catalisador de oxidação diesel (DOC) e redução catalítica selectiva (SCR).
O posicionamento cuidado dos componentes e as suas dimensões optimizadas (combinação de dois tipos diferentes de catalisador) permitem criar um trator compacto.
Os motores com SCR da Valtra utilizam apenas ar limpo, o que ajuda a prolongar a sua vida útil. Além disso, o investimento na utilização de AdBlue compensa através de uma melhor eficiência de combustível. O sistema de SCR quase não necessita de manutenção e não requer a manutenção nem a substituição de um filtro de partículas diesel.
Os modelos Valtra EcoPower permitem escolher entre duas configurações diferentes de motor ao premir um botão.
O trator EcoPower faz total uso das características de robustez e elevado binário dos motores AGCO Power a baixas rotações. Comparada com motores padrão, a velocidade do motor foi reduzida em 400 rpm, mantendo o binário máximo nesta gama. O consumo de combustível é assim reduzido em 10%.
OS MODELOS VALTRA ECOPOWER DISPONIBILIZAM DOIS TRATORES NUM SÓ.
O trator EcoPower faz total uso das características de robustez e elevado binário dos motores AGCO Power a baixas rotações. Comparada com motores padrão, a velocidade do motor foi reduzida em 400 rpm, mantendo o binário máximo nesta gama. O consumo de combustível é assim reduzido em 10%.
Vantagens dos motores de baixas rotações:
A velocidade de ralenti baixa significa menor consumo de combustível, menos desgaste do motor e som do motor mais agradável.
Uma das grandes inovações dos Valtra é a funcionalidade de ralenti baixo, padrão nos modelos common-rail. Quando o condutor pára o trator e acciona o travão de mão, a velocidade do motor baixa para apenas 650 rpm. Nos modelos com tecnologia SCR, a velocidade do ralenti é flexível e ajusta-se automaticamente, caso o arrefecimento do catalisador seja necessário após uma viagem dura.
O fiável motor 8.4 AWF AGCO POWER é a chave da produtividade da série S. O motor utiliza a tecnologia AGCO POWER mais recente para respeitar a fase IV da norma relativa a emissões, a Tier 4 final. A mesma tecnologia assegura, também, a fiabilidade do motor sem qualquer aumento dos custos operacionais. A tecnologia SCR do AGCO POWER foi introduzida com a série S em 2008, fazendo com que fosse o primeiro trator do mundo a possuir esta tecnologia.
Os motores robustos, fiáveis e de binário elevado da série T possuem injecção de combustível common rail. A velocidade do ralenti do motor é de apenas 650 rpm, em comparação com as normais 850 rpm que se encontram em motores comparáveis. A velocidade do ralenti do motor mais baixa reduz, substancialmente, o consumo de combustível e o ruído do motor. A tecnologia SCR (redução catalítica selectiva) assegura que os tratores da série T são eficientes em termos de combustível, ecológicos e resistentes.
Os motores common rail dos modelos de maior dimensão da série N possuem injecção de combustível multifásica precisa a alta pressão (1600/1800 bar), garantindo uma excelente eficiência e uma combustão menos poluente. O radiador e o refrigerador intermédio situam-se um ao lado do outro para permitir a entrada de ar limpo no motor, o que, por sua vez, resulta em emissões menos poluentes e num consumo de combustível reduzido. A tecnologia SCR (redução catalítica selectiva) faz com que os tratores da série N sejam extremamente eficientes em termos de combustível, ecológicos e resistentes.
A terceira geração do motor common rail de 3 cilindros AGCO Power 33CTA é o núcleo dos modelos HiTech da série A. O sistema electrónico de gestão do motor SisuTronic EEM3 pode ajustar a injecção de combustível até cinco vezes por combustão. O 33CTA é um motor silencioso que, ainda assim, disponibiliza bastante potência e binário. O motor está em conformidade com a fase IIIA dos regulamentos europeus relativos a emissões.